Linhaça faz mal ?

Um alimento funcional bastante discutido entre profissionais da área da saúde, Linhaça faz mal? ou só trás benefícios em sua utilização. O principal objetivo deste texto é discutir os possíveis malefícios que a linhaça pode causar à saúde humana quando consumida de forma inadequada, sabendo que seu consumo correto mesmo que seja a longo prazo não causa prejuízos à saúde, desde que seja um indivíduo saudável.

A linhaça é uma semente rica em W3 e W6, que são óleos essenciais importantes para manutenção da saúde, assim como fonte de vitaminas do complexo B, minerais e fibras que irão atuar diretamente no processo de digestão e saciedade.

linhaça faz mal

O excesso de todos esses ingrediente poderá causar prejuízos à saúde, consequentemente o consumo exagerado de linhaça faz mal sim e pode ser um grande fator de risco para muitas pessoas que já possuem a saúde debilitada por alguma doença específica, ou até mesmo crônica.

Como a Linhaça faz mal ?

* OBS: Vale lembrar que ela só faz mal em excesso!
- Por ser rica em óleos, mesmo que estes sejam essenciais, eles são considerados lipídios e possuem 9kcal por grama, ou seja, o excesso deste nutriente pode ajudar no acúmulo de gordura no tecido adiposo e com isso causar uma série de outras doenças de origem cardiovasculares.
- Assim como grandes ingestões de fibras podem afetar diretamente a absorção de muitos nutrientes, principalmente de vitaminas e minerais, proporcionando um estado de desnutrição ao consumidor da semente.
- O excesso de vitaminas também poderá causar toxicidade, porém neste caso é mais raro, por serem vitaminas hidrossolúveis e de fácil eliminação.

Como Consumir linhaça de forma correta:

Os profissionais nutricionistas recomendam cerca de duas colheres de sopa da semente de linhaça por dia, ou seja, acredita-se que 3 colheres não fará grandes prejuízos, porém não devemos exagerar na dosagem que a longo prazo pode ser altamente prejudicial.

Lembre-se, a diferença entre o remédio e o veneno esta na dosagem.

Leia mais:

Linhaça com preços imperdíveis:


Esta entrada foi publicada em Dicas, Linhaça. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

2 respostas a Linhaça faz mal ?

  1. Comecei a tomar uma colher de sopa de farinha linhaça há cerca de 2 mêses, porque fiz uma histerectomia e os intestinos estavam muito preguiçosos. Tudo estava a decorrer bem, comia sempre um yougurte de manhã com a linhaça, pois há cerca 4 dias que as dôres no estômago começaram, com acidez, azia, náuseas e tonturas. Devo salientar que a minha alimentação é a base de cozidos, peixe, frutas, etc. O fígado ficou atacado, o que me levou a crer que fosse da linhaça devido ao seu teor de gordura. Agora deixei de tomar , a dôr no estômago mingou apesar de sentir sequelas ( náuseas e tonturas com acidez ) e se os sintomas persistirem terei de recorrer ao hospital. Pode ser que eu seja alérgica , nada mais do que estivesse a ingerir me poderia provocar todos estes efeitos secundários…..esperar para ver.

  2. wilson Bueno disse:

    Gostaria de saber se o consumo de linhaça e azeite, juntos pode prejudicar a saúde, sabendo que eles tem praticamente, quase os mesmos componentes e gorduras, obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>